Vergalhão Boa Fibra utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
default/image/logo/logo-mini.png

- Experiência de mais de 24 anos no mercado.

Entre em contato

default/image/several/line-2.png

Entre em contato com a nossa equipe e confira todas as novidades do Vergalhão GFRP com nossos especialistas.

Obras com fibra de vidro: quando esse material pode ser utilizado?

default/image/several/line-3.png

De todas as dúvidas relacionadas às obras com fibra de vidro, destaca-se o tipo de execução em que esse material pode ser utilizado. Ou seja, é muito comum que construtores ainda tenham receios sobre as técnicas construtivas mais apropriadas às funcionalidades desse tipo de vergalhão.

  • Embora trata-se de um material relativamente novo no mercado brasileiro, sua aplicação é bastante comum em obras de diferentes tamanhos e com diversos objetivos. Antes de mais nada, porém, é importante destacar as propriedades e características da fibra de vidro. Afinal, tais elementos influenciam diretamente sobre a aplicação em determinados elementos da construção civil.

Outro cuidado indispensável, antes de empregar o uso do material em obras, é atentar-se para o seu correto dimensionamento. Para tanto, o primeiro passo deve ser contar com o suporte e expertise de profissionais qualificados. Quer saber mais sobre o tema? Então, confira tudo o que você precisa entender na aplicação da fibra de vidro em obras civis.

Características da fibra de vidro

Cada vez mais, os canteiros de obra têm se deparado com a fibra de vidro em substituição a outros materiais, como o aço. No caso dos vergalhões, o seu uso cumpre rigorosamente com todas as especificações e aplicações do aço, porém, com diversas vantagens.

A razão para isso é bem simples: a fibra de vidro é um material altamente resistente e super leve, se comparado ao aço. Isso porque o material é composto pela junção de filamentos de partículas finas e flexíveis de vidro, cuja liga se dá pela aplicação de diversas resinas.

Juntos, todos esses materiais que compõem a fibra de vidro dão total resistência e qualidade às obras. O melhor é que, por se tratar de um material reciclável e de fácil produção, ele é um produto amigável ao meio ambiente, isto é, sustentável.

Para ilustrar um pouco melhor o uso da fibra de vidro em obras, trouxemos alguns produtos que são fabricados a partir desse material. São eles:

?    telhas, piscinas, caixas d’água’;
?    cascos de embarcações, boias de sinalização, dentre outros itens náuticos; e
?    pastilhas de freio, carenagens e outras peças automobilísticas.


Tipos de obras em que o vergalhão de fibra de vidro pode ser aplicado

Embora a fibra de vidro possa ser aplicada em obras de diferentes portes, grandes edificações são naturalmente mais bem indicadas para esse tipo de uso. Ao contrário do que muitas pessoas ainda pensam, o material é bastante resistente, mesmo em obras de grandes cargas, como pontes, barragens ou até mesmo viadutos.

Nada impede, porém, que obras de pequeno porte possam usufruir das vantagens desse tipo de material, como construções de imóveis residenciais ou comerciais. É importante destacar ainda que o material pode ser adquirido em rolos de 12 a 200 metros. Isso significa que, independentemente da obra, é possível economizar e evitar desperdícios.


Afinal, em quais obras a fibra de vidro pode ser utilizada?

A durabilidade, resistência e anticorrosão são algumas das vantagens que tornam a fibra de vidro a escolha perfeita para diferentes tipos de obras. O material pode ser utilizado até mesmo em obras navais ou regiões costeiras, já que não há riscos de oxidação do material. Além disso, vale reforçar que se trata de um material leve e bastante versátil.

Sendo assim, sua aplicação pode se dar, de fato, em diversas situações. Abaixo, confira as mais comuns:

?    Construção de pisos e calçadas: tanto para ambientes residenciais quanto comerciais, o material oferece um excelente resultado, seja em termos de economia ou de durabilidade;
?    Obras públicas: mais comumente empregado na infraestrutura de rodovias, a fibra de vidro também pode ser útil em obras de pontes e viadutos, mesmo sendo esse tipo de pavimentação de tráfego pesado e intenso — até mesmo porque possui uma resistência superior ao aço e maior durabilidade, já que a fibra de vidro não sofre com corrosões;
?    Projetos de fundação rasa: o radier é mais um exemplo de aplicação desse tipo de material;
?    Construções de pequeno porte: a utilização de vergalhões com fibras de vidro pode trazer ainda mais benefícios para obras de pequeno porte, justamente por apresentar um custo mais acessível e maior rapidez na execução. Afinal, trata-se de um material leve e é facilmente aplicado, dispensando, inclusive, o uso de maquinários especiais ou mão-de-obra qualificada.

Como você pode ver, o vergalhão de fibra de vidro é amplamente utilizado em diferentes obras e em níveis distintos de aplicação do material. O produto pode ser até mesmo usado em obras de edificações de muros ou paredes de concreto, inclusive, essa é uma escolha que traz muito mais resistência e durabilidade à obra.

O que achou deste conteúdo? Para se familiarizar ainda mais com a experiência de vergalhões desse tipo, não deixe de acompanhar as nossas redes sociais.